O pensamento cristão sobre Filosofia

O pensamento cristão sobre Filosofia

Sempre houve uma tendência no pensamento cristão suspeita da filosofia e do raciocínio humano. Paul (1 Cor. 1: 16 . Ff) denegrido sabedoria : ela não tinha poder para salvar, em comparação com a “loucura da cruz”. Nos tempos modernos, a expressão clássica da visão de que Deus é conhecido apenas por sua auto-revelação em Cristo e não como um conceito demonstrável pelo argumento filosófico estava em Karl Barth comentário está na epístola de Paulo aos Romanos (1919; ET 1933).

No entanto, um mais conciliador exegese da Bíblia levou filosofia contemporânea seriamente em Alexandria. Clemente e Orígenes admitiu crueza e falta de credibilidade nas narrativas bíblicas, embora eles foram opostos por aqueles que, como Tertuliano, que só podia ver um significado literal dos textos e perguntou ‘O que tem de Jerusalém em comum com Atenas?

Comentários dos personagens:

__*Karl Barth, (1886-1968);

Foi o teólogo protestante mais influente do século XX; Nascido na Suíça e tornou-se pastor da aldeia de Safenwil. Aqui, ele escreveu um comentário sobre a Epístola de Paulo aos Romanos (1918 e 1921 ), ‘a bomba caiu no pátio de recreio dos teólogos’ porque ele desafiou teologias do pietismo ou Liberalismo que estavam em projeções de efeito De necessidades e desejos humanos, e também qualquer forma de Teologia Natural que sustentasse que pode haver conhecimento de Deus sem revelação divina. Em 1921 Barth tornou-se Professor de Teologia Reformada em Göttingen, e mais tarde em Bonn, mas foi obrigado a retornar à Suíça depois de se recusar a fazer o juramento obrigatório de lealdade a Hitler. Em 1941, ele enviou uma carta à Grã-Bretanha em apoio à sua guerra contra a Alemanha nazista. Este apelo foi fundado em sua fé na ressurreição de Cristo e não na base de uma lei natural da qual a humanidade discerne a diferença absoluta entre o certo eo errado. Barth não era basicamente um estudioso bíblico, mas também não era um fundamentalista, e reconhecia as conquistas da crítica histórica. Ele sustentou que a forma final de um texto tem um status especial em relação a estágios anteriores expostos pela crítica da fonte; E, portanto, poderia haver uma era pós-crítica capaz de recuperar com integridade o sentimento de alegria experimentado pelos leitores nas eras cristãs dos textos não-modificados. Mas para ele a fé da Igreja não é tanto a Bíblia como um texto auto-contido, mas sim o evangelho que proclama. “Nós fazemos à Bíblia uma honra pobre, um indesejável a si mesmo, quando nós a identificamos diretamente com outra coisa, com a própria revelação”.

__*Clemente;

Um colega de trabalho do apóstolo São Paulo (Fil. 4: 3 ).

Segundo relatos históricos, foi o autor de uma carta a Corinto. Às vezes foi sugerido que se tratava da mesma pessoa, o que é muito improvável.


Sistema MEV de Evangelismo

Dia, 04 de janeiro de 2017.