Por que Jesus é o Senhor do Sábado?

Por que Jesus é o Senhor do Sábado?

A cultura dos povos é formada por diversos elementos, que vão desde o seu idioma, seu modo de se alimentar, suas crenças, seus mitos e até seus modos de festejarem.

Nós brasileiros ao lermos qualquer literatura histórica poderemos, facilmente, perdermos essa percepção graças a dois fatores; a enorme dimensão territorial, e a federação ser formada por uma população miscigenada com varias culturas vindas da Europa, da África, da Ásia e até dos costumes dos próprios índios.

O que eu quero dizer com isso?

Que, crer em Jesus e não olhar para a sua cultura e modo de vida, é perder a interpretação correta da sua fala.

Nas falas de Jesus o Cristo, que ficaram narradas nos livros sinóticos, sim os livros dos autores que unificam a mesma visão nas suas narrativas e linguagem, encontramos um momento em que os estudiosos da Torah, o Pentateuco, se encontram com ELE e sua comitiva, em pleno Sábado onde estavam colhendo espigas e lhes perguntaram; “Por que fazem o que é ilícito no Sábado…” Mc 2;24.  Ele lhes responde levando-os até o tempo de Davi, e lhes dá um CÓDIGO que nem eles entenderam e nem a maioria dos seguidores até os dias de hoje. É o que Pretendo te explicar e fazê-los entender qual foi esse código.

Já disse que não podemos perder de vista a cultura e os costumes de um povo. A falha dos Fariseus, os mestres da Lei, foi não perceberem a metáfora no falar de Yeshua. Já as pessoas da igreja deste último milênio, também perderam a informação, devido os nossos costumes, cultura e idioma.

Sabe por quê?  Porque Eles estavam falando do Shabat, e não do Sábado!

Têm diferença estes nomes? SIM!

Na cultura milenar dos hebreus, mesmo nas variações do seu idioma, que conhecemos desde o paleo-hebraico até o hebraico atual, é mantido o sentido conotativo das palavras e não perdem a percepção do significado dos nomes nem da gemátria que cada palavra forma.

Por exemplo:

Shabat se escreve (da direita para a esquerda) assim:     שבת  – TAV BET  SHIM  –  400 + 2+ 300

Observemos que, a última letra da palavra Shabat é ת (Se pronuncia TAV ou TAU), tem como significado igual a, SINAL.

Então, qual foi à metáfora que Yeshua estava apresentando para os Mestres, quando no verso 28 Ele pronuncia uma frase que é um Código; “o Filho do Homem é senhor também do Shabat”?  ELE está citando Êxodo 31:13, “Fala para os filhos de Israel, e dize-lhes: Tende muito cuidado de observar o meu Shabat, porque este é o SINAL que estabeleci entre Mim e vós… para que saibais que EU é que Sou o senhor que vos santifico”.

Lembra que o ת ( T ) que finaliza a palavra Shabat é um SINAL, um SELO?

Na nossa cultura, dizer Sábado perde estes sentidos.

Sim, Shabat é um selo que Santifica o homem do pecado e para o reino Vindouro, o que chamamos de Salvação. Lembra que lá na introdução falamos do paleo-hebraico?  Na época em que o ETERNO, bendito Seja, escolheu Moisés para escrever as suas Leis, a forma da escrita hebraica não era como conhecemos hoje, mas sim a forma paleo-hebraico, onde esta última letra do alfabeto hebraico e também a última da palavra Shabat, tinha a forma diferente mas a mesma pronuncia e gemátria.

O  ת  TAV da época de Moisés tinha este formato Early_Aramaic_character_-_tof Por que Jesus é o Senhor do Sábado? que na verdade é uma CRUZ.

Existe outra passagem nas escrituras, que cabe neste momento. É quando o ETERNO, bendito seja, dá uma visão sobre Jerusalém para o profeta Ezequiel, no Capítulo 9. Esta visão me chamou a atenção o verso 4 e 6, ao ponte de fazer comparação em diversas traduções de diversos anos e editoras. Somente em duas encontrei o texto correto; A Bíblia Sagrada Edição Barsa de 1967, com Tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo e o THANAR no texto em hebraico, que diz: “E o Senhor lhe disse: passa através da cidade pelo meio de Jerusalém: e com um TAU marca as testas dos homens que gemem, e que se doem ao verem todas abominações”.

Qual é o Sinal que o Senhor colocou na testa dos homens que estavam revoltados com o descaso para com as Leis do Eterno?  Um TAV que tinha o formato de Early_Aramaic_character_-_tof Por que Jesus é o Senhor do Sábado? Cruz.

Na saída do Egito, eles deveriam comer o cordeiro, e passar o sangue nos umbrais das portas como SINAL para que o anjo não matasse os primogênitos,  Êxodo 12.

Yeshua permitiu tudo aquilo acontecer no Shabat, não para mostrar que Nele estaria encerrando a Lei de guardar os Shabatot, mas que na instituição deste 7º dia, a sua cruz já estava lá mostrando que depois Dele não haveria mais sacrifício dos cordeiros, pois o sangue real santificador nos protegeria, sem abolir a ordenança perpétua do único dia que Deus deu um nome emblemático.


Rosh, Agnaldo Santana

17 de Nissan 5784  – 24 de Abril de 2024

Baruch HaShem!

2 comentários

comments user
Cristina

Que ensino maravilhoso

comments user
ESTHER LESSA

O CONHECIMENTO É ALGO FASCINANTE.
A QUESTÅO DO IDIOMA, O SIGNIFICADO DA SIMBOLOGIA,É TUDO MUITO BOM DE APRENDER! PARABÉNS, PASTOR AGNALDO!
DEUS O ABENÇOE!

Publicar comentário