Pandemia Hoje, Um Espelho do Mundo Passado

Pandemia Hoje, Um Espelho do Mundo Passado

1 –  Estamos a cada minuto, tendo que ver ou ouvir através dos noticiários, a propagação de mais uma Pandemia. Em 2009 (Desta feita) foi nomeada de “Gripe Suína”. Agora, 2020 Coronavirus ou Covid-19.  Mas será que devemos ver como algo comum, simplesmente corriqueiro, algo que está suscetível acontecer em nossos dias devido ao aquecimento global? Será que somente por causa da ozonosfera ter se enfraquecido permitindo a passagem dos raios gamas ou raios eletromagnéticos, ou ainda pelas proliferações de energia nuclear, é que estamos vivendo esta disseminação mundial de doenças novas? Teria tantas perguntas para se encaixar neste momento! Mas, preciso continuar e trazer ao conhecimento de alguns e a memória de outros, a verdadeira realidade juntando-se a história mais real que o homem possa viver aqui neste globo terrestre…

É conhecido de todos que Deus entregou suas Leis, seus mandamentos, através do seu servo Moisés. O que Deus falou no Capítulo 28 de Deuteronômio, foi para os que seguiam e acreditavam em Moisés, e para todos os povos e gerações da terra independente de época. Neste capítulo o SENHOR apresenta duas propostas.

Vejamos: Aos Obedientes.

“Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará acima de todas as nações da terra. Todas as bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus… Vocês serão abençoados em tudo que fizerem… O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e tudo o que as suas mãos fizerem”.

Aos Desobedientes.

Entretanto, se você(s) não obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos… todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão… vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo… O Senhor enviará sobre vocês maldições, confusão e repreensões em tudo o que fizerem, até que vocês sejam destruídos e sofram  repentina  ruína pelo mal que praticaram ao se esquecerem Dele. O Senhor te fará pegar a pestilência, até que te consuma da terra que passastes a possuir. O Senhor te ferirá com doenças devastadoras, febre e inflamações, com calor abrasador e secura, com ferrugem e mofo, que os infestarão até que morras”. (Edição revista e Corrigida, 1981).

Todos que ouviram estas palavras, igualmente a nós que ouvimos pela transcendência do texto, tem a garantia do Senhor, que a obediência e permanência nas suas Leis, trazem paz e segurança a qualquer nação ou gente. Do contrário, terão que sofrer a ira do Senhor!

Qual é a situação do mundo atual? Será que todos ou a maioria estão preocupados em ouvir e guardar estas Leis que são o escopo do mundo?  Não, infelizmente não tem sido assim!

E para piorar a situação, no passado, quando surgiam pestilências, os governos e povos logo buscavam entender onde tinham desagradado a um deus ou a Deus. Já em nossos dias, tudo que acontece é logo atribuído a “n” motivos, exceto a mão do Senhor. Por exemplo, quando os filisteus ganharam a guerra contra os Israelitas, levaram a Arca do Senhor e a puseram diante do deus Dagom, e a mão do Senhor os puniu por tal prática. Isso por volta do ano 1450 a.C., ou seja, 3400 anos atrás.

Os filisteus, pois, tomaram a arca de Deus e a trouxeram de Ebenézer a Asdode… Porém a mão do SENHOR se agravou sobre os de Asdode, e os assolou; e os feriu com hemorróidas, em Asdode e nos seus termos”.  (1 Samuel 5:1 e 6).

Deus permanece o mesmo, pois Ele é um Deus imutável. “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” (Malaquias 3:6).

Mas a humanidade tem esquecido-se do seu criador, do Seu Senhor. “Agora, assim diz o Soberano, o SENHOR: visto que vocês se esqueceram de Mim e me deram as costas, vocês vão sofrer as conseqüências de suas lascívia e prostituições”, (Ezequiel 23:35).

2 – Na Idade Média uma Pestilência (Epidemia) ou como é conhecida hoje, pandemia, chamada Peste Negra (peste bubônica), quase dizimou toda população da Europa, matando aproximadamente 75 milhões de pessoas, segundo as organizações de saúde da época, isso no século XIV a XV (por volta do ano 1350 a 1550) quando ainda vivia Michel de Nostredame o popular, Nostradamus.

A humanidade já enfrentou em outras épocas, novas epidemias, e em todas elas dizimando números assustadores de pessoas, motivo pelo qual, todos temem “o nome pandemia”.

Vejamos outras datas:

  • GRIPE ESPANHOLA_ 1918 a 1919, uma gripe pneumônica se alastra por todos os continentes e matou cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo, só no Brasil, foram 300 mil mortos, inclusive o Presidente da província de São Paulo, Rodrigues Alves, em 1919.
  • GRIPE ASIÁTICA_ Teve inicio em fevereiro de 1957 na Ásia se alastrando por parte da Europa.
  • GRIPE DE HONG KONG_ Iniciou-se em Julho de 1968 se espalhou por todo o mundo, mesmo com seu foco enfraquecido, ainda pôde ser encontrada no ano de 1970.
  • GRIPE DO FRANGO_ 2004 a Ásia e Europa sofrem novamente com uma nova pandemia, agora com este nome, “gripe do frango” já que os transmissores responsáveis são as aves.
  • E agora, final de Abril de 2009, surge esta mais nova pandemia, “A Gripe Suína” colocando em alerta os governos dos países de todo o mundo.

ONDE ESTÁ A PALAVRA DO DEUS TODO PODEROSO?

Na Bíblia…! Mas, cumprindo-se no desfecho das nações…

Nada, em toda criação, está oculto aos olhos de Deus.

3 – A mídia tem seu papel importante na divulgação dos fatos e acontecimentos mundial, mas, o que não podemos, é simplesmente aceitar a versão que lhes atribuem.

Precisamos re-aprender ouvir os noticiários. Ouvir-los e compararmos com o que a Palavra do Soberano Deus nos diz, já que nela está escrita a mensagem de Deus o criador do universo a todos os povos de todas as épocas, “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4:12-13).

A exemplo, o profeta Isaías aproximadamente 700 anos a.C., (isso dá 2700 anos antes nós) trás diversas profecias concernentes aos juízos divino, e outras que já se cumpriram. A principal delas é o nascimento do Messias “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E Ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz” (Isaías 9:6) Cumpriu-se com o nascimento de Jesus Cristo. Outra se encontra no capítulo 66:8 “Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num só instante?”. Está última, cumpriu-se no dia 14 de Maio de 1948 com a Proclamação do Estado de Israel.

O que quero dizer com isso? Quero afirmar que toda epidemia, pandemia, catástrofes e fenômenos que fogem do controle humano (fogem porque são pega de surpresa), cumprem profecias da bíblia e são demonstrações de que o Senhor Deus não está contente com o que as nações andam praticando. “Então veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo: Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?… Por causa de toda a maldade dos filhos de Israel, e dos filhos de Judá, que fizeram, para me provocarem à ira, eles e os seus reis, os seus príncipes, os seus sacerdotes, e os seus profetas, como também os homens de Judá e os moradores de Jerusalém. E viraram-me as costas, e não o rosto; ainda que eu os ensinava, madrugando e ensinando-os, contudo eles não deram ouvidos, para receberem o ensino” (Jeremias 32:26,27-32,33).

O consumismo, as facilidades tecnológicas ou a globalização não pode nos afastar do propósito genuíno do Criador. Devemos cada dia dizer: “Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia” (Habacuque 3:2). Pois tão certo como ele vive, logo será conhecida a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo… Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria… Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos” (Malaquias 4:1,2 e 4). AMEM!


Uma Inspiração da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo a: Agnaldo da Silva Santana

30 de Abril de 2009.

©_MEV – Ministério Espírito de Vida.